terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Já é Verão!!!!

Se você quer curtir tudo o que o verão pode lhe proporcionar, desde praia, sossego, baladas, descansar o dia todo com a família, então se alimente bem para lidar com o sol e todas as atividades envolvidas nesta deliciosa estação.

O corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.

A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação.

Para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.

Algumas dicas:

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.

- Faça refeições mais leves.

- Alimentos que devem ser evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

- Cuidado com as bebidas alcóolicas. Elas aumentam a diurese, podendo causar uma desidratação.

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Estes necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.



Com essas medidas você cuida do seu corpo para o verão e aproveita tudo de melhor que a estação pode oferecer!




Bjks,
Daniela Abrahão

email (dúvidas e sugestões): daniela_abrahao@yahoo.com.br

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

De olho no prato... e no copo!!!!!


Final do ano é sempre um pesadelo pra quem quer manter a forma ou perder aqueles quilinhos extras! Além das férias para alguns, toda semana tem uma festa... Festa da empresa, das amigas, natal, reveillon, pós natal, pós reveillon e assim vai...



Para manter a forma pro verão algumas dicas são importantes:

- Na ceia de natal opte por uma salada e escolha somente um tipo carne.

- Evite os salgadinhos fritos, estes são muito mais calóricos.

- Cuidado com as nozes, amêndoas e castanhas. Elas são muito gordurosas, portanto cheias de calorias.

- No Natal sempre tem uma mesa com frutas! É uma ótima opção pra enganar a fome!

- Não entre na sobremesa, escolha uma e não exagere.

Nada de pensar que as bebidas estão liberadas só porque a época é de comemorações.
As taças a mais podem virar bombas calóricas que vão pesar no dia seguinte.

Entre tantas opções, escolher a menos calórica é uma tarefa complicada, mas não impossível. O ideal é beber durante a noite apenas água, sucos e chás. Refrigerantes, com moderação, também podem entrar no cardápio.

Entre as bebidas alcoólicas, a mais saudável é o vinho tinto, que possui agentes antioxidantes que fazem bem à saúde. Seu poder funcional ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e retarda o envelhecimento. Apesar de ter álcool, a bebida tem teor calórico baixo, quando comparado à cerveja, à cachaça ou ao uísque.

Cada grama de álcool tem 7 calorias, logo quanto mais alto é o teor alcoólico, mais a bebida engorda.

Hora do brinde!

Batida: 1/2 copo (100ml) = 251 calorias
Uísque: 1 dose (100 ml) = 240 calorias
Aguardente: 1/2 copo (100ml) = 231 calorias
Vinho branco doce: 1 taça (125 ml) = 178 calorias
Cerveja: 1 lata (350 ml) = 147 calorias
Rum: 1 copo (50ml) = 110 calorias
Vinho branco seco: 1 taça (125 ml) = 107 calorias
Vinho tinto seco: 1 taça (125 ml) = 107 calorias
Ponche: 1 copo (200ml) = 100 calorias
Vinho Rosé: 1 taça (125 ml) = 93 calorias
Chope: 1 tulipa (150 ml) = 90 calorias
Champanhe: 1 taça (125 ml) = 85 calorias
Espumante: 1 taça (125 ml) = 80 calorias
Cidra: 1/2 copo (100ml) = 50 calorias
Vodka: 1 cálice (20 ml) = 48 calorias

Portanto, muito cuidado nas festas de comemoração! Faça escolhas saudáveis e de baixas calorias, para que apenas um dia não comprometa vários de esforço!

E Boas Festas!!!!!!!!!!


Bjks,
Daniela Abrahão

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Movimente - se!!!!

Vocês com certeza sabem da importância da atividade física tem para que possamos levar uma vida mais saudável não é mesmo? Por que então cada dia que passa cresce cada vez mais o números de pessoas sedentárias no país?

É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.


Um famoso professor de medicina de Harvard, Dr. Walter Willett disse em um dos seus maiores estudos a seguinte frase: "À exceção de não fumar, a atividade física é a única opção que você pode ter para buscar uma vida mais saudável e manter afastadas doenças crônicas".

Portanto temos que encarar a atividade física como uma questão de saúde, e não somente de estética.


Benefícios:

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").

A saúde e a resistência do coração e do pulmão aumentam através do exercício aeróbico (caminhadas, danças, natação, etc.) O exercício aeróbico regular e contínuo durante vinte a trinta minutos, no mínimo quatro vezes na semana, é essencial para proteger o coração.

















Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.


Musculação também é importante!

Previne a osteoporose, pois aumenta a massa óssea; aumenta a massa magra, acelerando o metabolismo; combate a flacidez; melhora a postura, pois tonifica a musculatura dorsal; evita lesões musculares; diminui os níveis de colesterol, pois aumenta o calibre das artérias; além disso, problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados.

Cada pessoa pode perceber mudanças em seu corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realiza atividades físicas. Agora, você somente poderá saber se fizer com que elas façam parte dos seus hábitos!

E qualquer atividade que gaste energia de forma significativa e movimento suas articulações, músculos e cause pressões nos seus ossos são consideradas como suficiente.

Portanto, se você não gosta de correr, que tal caminhar, nadar, pedalar ou simplesmente pular corda? Se não gosta de realizar ginástica com pesos numa academia, que tal dançar ou mesmo lavar o carro, limpar o jardim ou passear com o cachorro?

Agora, não se esqueça: a atividade física para fazer bem ao nosso organismo deve ser freqüente (no mínimo 3 vezes por semana) e com intensidade adequada (nada que faça seu corpo ficar todo dolorido no dia seguinte pode ser benéfico).


Depois desta leitura fica a pergunta: QUANDO VOCÊ COMEÇA A INVESTIR NA SUA SAÚDE?


Bjks,
Daniela Abrahão

email (dúvidas e sugestões): daniela_abrahao@yahoo.com.br

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os benefícios do Chá Verde!!!!


Atualmente estamos ouvindo falar muito desta bebida. Mas quais são realmente os benefícios que ela traz para o nosso corpo? O Chá Verde realmente emagrece? Qual o melhor para comprar?





O chá

Cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis.


Emagrece mesmo?

Bom, o chá verde tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, ajudando a queimar gordura.

Mas ele não faz milagre! Por acelerar o metabolismo, ele potencializa os efeitos do exercício. Portanto, deve estar associado à uma dieta balanceada e atividade física freqüente.


Outros benefícios

Além dessa ação termogênica, o chá verde possui outras propriedades e substâncias essenciais para a boa saúde!

1. O chá verde é rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis. Estas substâncias evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando no combate ao câncer e ao envelhecimento.

2. Ele também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

3. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

4. Além disso o chá verde é rico em manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K,vitamina B1 e a vitamina B2.


Cuidados ao prepará -lo

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos. E nada de acrescentar açúcar.
Faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.


Então vamos lá!!!! Que tal começar a incluir no seu dia a dia 1 xícara de Chá Verde?



Bjks,
Daniela Abrahão.