quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Festas de Final de Ano

Novamente o Natal chegou.... E como no ano passado, vou dar umas dicas (pra quem já esqueceu!) de como passar um natal gostoso mas sem prejudiar a dieta.


O almoço e a ceia de Natal são refeições fartas, com os pratos principais, as entradas, as bebidas e os doces que caracterizam esta festa.


Parece que tudo é permitido: comer sobras do dia anterior, experimentar aquele doce que você deixou de lado, e por aí vai. Tanto desvario pode resultar em ganho de peso facilmente.


O problema não são as refeições principais, o que faz mal é tudo o que comemos antes, durante e depois das refeições.


Ø Petiscos: muito cuidado com eles! Principalmente as castanhas e nozes, que são muito calóricas. As frutas secas também pesam no cardápio, pois elas contém alta quantidade de açúcar.


Ø Bebidas alcoólicas também continuam na lista de vilões contra a dieta, inclusive no final de ano. Mas como evitar? Não evite, apenas escolha entre champagne ou vinho, e não exagere. No post de dezembro de 2007 tem todas as calorias das bebidas!


Ø Para começar a ceia que tal um prato de saladas ou legumes, que é rica em fibras e aumenta a saciedade. O almoço e a ceia de Natal devem ser com muitos vegetais e carnes brancas como peito de peru e chester.


Ø As sobremesas são normalmente à base de fritos, caldas de açúcar ou frutos secos, sendo por isso altamente calóricas. Não as coma todas de uma vez porque, além de estar a sobrecarregar o organismo com energia que não conseguirá queimar, poderá estragar o prazer da refeição com uma digestão difícil.


Uma forma de tornar estas refeições mais saudáveis é substituir os doces por frutas, que também adoça a boca. Se você é daqueles que não consegue mesmo resistir a um docinho devemos sempre seguir o famoso ditado: “Tudo que é demais é exagero”. Não faz mal comer um doce ou outro, mas com moderação!


Ø No dia seguinte, aproveite parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada. Vai seguramente sentir-se melhor e tirar de cima o peso da culpa de ter comido tanto.


Bjkas e Boas Festas,
Daniela Abrahão

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Diet x Light


Diet ou light? Qual é a diferença? Os produtos diet têm menos calorias que os light? Para emagrecer deve-se preferir um alimento diet ou light? E o diabéticos, devem optar pelo diet ou pelo light?

O que são produtos diet?

Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias, mas isso não é verdadeiro. Na realidade, produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação total de um ou mais ingredientes da fórmula original.

Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente.

Por isso, um alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias.


Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, apresentam uma quantidade de gordura muito alta, ficando com praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal.

Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

E o que são produtos light?

Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida.

Ou seja, para que um produto light ou diet tenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingrediente calórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substâncias como sódio (sal light).

Normalmente os alimentos classificados como "light" são aqueles com menos calorias, portanto é mais confiável para quem quer emagrecer. Porém devemos lembrar que se consumirmos uma quantidade muito grande de algum alimento light, seria o mesmo do que estarmos consumindo este alimento "normal". Portanto moderação!

Uma boa dica é sempre ler com atenção os rótulos dos alimentos e compare a quantidade de calorias dos produtos light e diet com os convencionais.

Bjks,
Daniela Abrahão


Dúvidas e sugestões: daniela_abrahao@yahoo.com.br



segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Saladas!!!!


Olá pessoal!

As últimas receitas que postei aqui foram de sopas. Mas com esse calor, e com o verão aí, nada melhor (e mais leve) do que uma bela salada!

As saladas, além de baixas calorias, contém vitaminas e minerais essenciais e fibras e é uma aliada na perda de peso, principalmente se consumidas antes das principais refeições, aumentando a saciedade.


Salada de Alface com Molho de Iogurte e Mostarda

- Ingredientes

½ pé de alface rasgada
1 pepino picado em rodelas
4 rabanetes picados em rodelas finas
5 tomates cereja partidos ao meio
½ pimentão cortado em tiras
Azeitonas pretas

- Molho de iogurte e mostarda

1 copo de iogurte natural
1 colher (chá) de mostarda
½ colher (café) de sal
½ colher (café) de pimenta do reino
1 colher (sobremesa) de caldo de limão
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de hortelã picada

Misture tudo e despeje sobre a salada.


Salada de Rúcula e Manga


- Ingredientes

1 molho de rúcula
1 manga

- Molho de mostarda e mel

2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mostarda em creme
¼ xícara (chá) de azeite
1 ½ colher (sopa) de mel
½ colher (café) de sal


Salada Rica

- Ingredientes

½ molho de agrião
2 cenouras
8 tomates cereja
1 pimentão
½ lata pequena de palmito

- Molho de alcaparras e iogurte

2 colheres (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de mostarda
½ colher (café) de sal
1 copo de iogurte natural

Misture as alcaparras coma mostarda, vinagre, iogurte e sal.



Espero que vocês gostem! Até a próxima.

Bjkas,
Daniela Abrahão

Dúvidas e sugestões: daniela_abrahao@yahoo.com.br