terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cereais Integrais e seus benefícios II



Olá,

Continuando a falar dos cereais, vamos ver hoje qual a diferença entre cereal integral e refinado.

O processo de refinamento do cereal consiste em triturá-lo e retirar o farelo e o gérmen, para obtenção de uma farinha mais fina e de cor mais branca. O grande problema do refinamento é que a maioria das vitaminas, minerais e antioxidantes contidos nessas camadas são perdidas.

Hoje em dia, a maioria dos produtos elaborados à base de farinha são feitos com farinhas refinadas: pães, biscoitos e docinhos.

Graças à forte evidência científica sobre o papel benéfico dos cereais integrais na prevenção de doenças crônicas, os produtores de alimentos já estão introduzindo nos mercados produtos elaborados à base de cereal integral.

Devido aos cereais integrais serem uma das principais fontes de niacina e outras vitaminas do complexo B, quando as farinhas refinadas ganharam popularidade, houve uma grande epidemia de pelagra e beribéri nos Estados Unidos, fazendo que autoridades sanitárias de vários países exigissem a adição de vitaminas do complexo B na farinha refinada.

Essa prática continua sendo comum embora a adição de vitaminas à farinha refinada não seja equivalente à quantidade nutricional que tem a farinha integral.

Portanto, quando forem escolher pães, biscoitos, arroz, massas, cereais matinais e farinhas procure sempre escolher as opções INTEGRAIS!

*Fonte: Cereais integrais e seus benefícios para a saúde - Nestlé Cereais Integrais

Até o próximo!
Bjks,
Daniela Abrahão


Dúvidas e sugestões: daniela_abrahao@yahoo.com.br