quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Movimente - se!!!!

Vocês com certeza sabem da importância da atividade física tem para que possamos levar uma vida mais saudável não é mesmo? Por que então cada dia que passa cresce cada vez mais o números de pessoas sedentárias no país?

É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.


Um famoso professor de medicina de Harvard, Dr. Walter Willett disse em um dos seus maiores estudos a seguinte frase: "À exceção de não fumar, a atividade física é a única opção que você pode ter para buscar uma vida mais saudável e manter afastadas doenças crônicas".

Portanto temos que encarar a atividade física como uma questão de saúde, e não somente de estética.


Benefícios:

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").

A saúde e a resistência do coração e do pulmão aumentam através do exercício aeróbico (caminhadas, danças, natação, etc.) O exercício aeróbico regular e contínuo durante vinte a trinta minutos, no mínimo quatro vezes na semana, é essencial para proteger o coração.

















Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.


Musculação também é importante!

Previne a osteoporose, pois aumenta a massa óssea; aumenta a massa magra, acelerando o metabolismo; combate a flacidez; melhora a postura, pois tonifica a musculatura dorsal; evita lesões musculares; diminui os níveis de colesterol, pois aumenta o calibre das artérias; além disso, problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados.

Cada pessoa pode perceber mudanças em seu corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realiza atividades físicas. Agora, você somente poderá saber se fizer com que elas façam parte dos seus hábitos!

E qualquer atividade que gaste energia de forma significativa e movimento suas articulações, músculos e cause pressões nos seus ossos são consideradas como suficiente.

Portanto, se você não gosta de correr, que tal caminhar, nadar, pedalar ou simplesmente pular corda? Se não gosta de realizar ginástica com pesos numa academia, que tal dançar ou mesmo lavar o carro, limpar o jardim ou passear com o cachorro?

Agora, não se esqueça: a atividade física para fazer bem ao nosso organismo deve ser freqüente (no mínimo 3 vezes por semana) e com intensidade adequada (nada que faça seu corpo ficar todo dolorido no dia seguinte pode ser benéfico).


Depois desta leitura fica a pergunta: QUANDO VOCÊ COMEÇA A INVESTIR NA SUA SAÚDE?


Bjks,
Daniela Abrahão

email (dúvidas e sugestões): daniela_abrahao@yahoo.com.br

3 comentários:

Priscila disse...

Olá! Obrigada pela visita ao meu blog. Gostei muito do seu blog e virei sempre aqui acompanhar seus posts que com certeza me serão de grande ajuda.

Um beijo

Futura ex-gordinha! disse...

Eu amo ir à academia, mas só volto pra ela ano que vem!
Muito legal seu blog!

Um beijo!

Renata disse...

Adorei o blog. Vou te linkar e voltar sempre pra ficar atualizada e aproveitar as dicas de saúde.
Um abraço