Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional.
A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Sendo assim, é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
Além da função de "proteger o coração", a semente de linhaça ajuda no sistema imunológico, sistema nervoso e doenças inflamatórias.
Além disso, a linhaça, assim como a soja, é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles.
Por ser uma grande fonte de fibras, a linhaça vai ser muito importante para o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade, ajuda no controle do peso e do nível glicêmico.
Modo de Usar: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
Bjkas,
Daniela Abrahão