quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As Famosas Fibras!!!!

Com certeza você já ouviu falar nessa "substância". Atualmente as fibras estão na moda. As prateleiras dos supermecados estão cheias de alimentos cuja principal ingrediente é a fibra.



Mas não é por menos, ela é um elemento fundamental para nosso equilíbrio nutricional e nossa saúde.


Para você entender melhor sobre o assunto, vamos começar com a definição!


Fibra alimentar é como denominamos toda parte dos vegetais que consumimos e não podemos digerir ou absorver. E se não digerimos e absorvemos, então ela não nos fornece energia, porém seu consumo adequado pode nos trazer diversos benefícios à saúde.



E quais são esses benefícios?



  1. Gera saciedade: as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago. Com isso, a sensação de saciedade é mais duradoura.

  2. Reduz o colesterol: quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o colesterol de baixa densidade, que é prejudicial ao organismo). No trato intestinal, as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado.

  3. Controla a glicose: as fibras promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.

  4. Regulariza o trânsito intestinal e previnir trastornos como prisão de ventre e, até mesmo, o câncer de cólon.

Onde encontrá-las?

Apenas alimentos de origem vegetal possuem fibras. As principais fontes são frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc), cereais integrais (aveia, trigo, cevada, milho, etc), entre outros.

Lembre - se sempre: Para o bom funcionamento do intestino, é importante que o consumo de fibras seja acompanhado da ingestão de água ou líquidos, e da prática de atividades físicas.


Classificação:

As fibras podem ser classificadas como solúveis e insolúveis:

- solúveis: disponíveis na aveia, na cevada, no bagaço de frutas cítricas, na maçã e na goiaba, por exemplo, agem no estômago e no intestino delgado, fazendo com que a digestão seja mais lenta.

- insolúveis: encontradas em cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas) e leguminosas, atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, ampliando o bolo fecal.

Não precisamos nos preocupar em qual tipo consumir. O importante é que a quantidade ingerida seja adequada.

Mas, quanto comer?

A recomendação é consumir cerca de 25 gramas de fibras diariamente. Por exemplo:


Arroz integral cozido (4 colheres de sopa cheias) 1,50g

Flocos de aveia (7 colheres de sopa cheias) 6,40g

Pão integral em forma (4 fatias) 5,03g

Pão de centeio em forma (4 fatias) 4,82g

Pão francês (2 unidades) 3,20g

Brócolis cozido (8 colheres de sopa) 2,86g

Cenoura crua (1 média) 1,54g

Feijão carioca cozido (1 concha média) 5,90g

Lentilha cozida (1 concha rasa) 5,02g

Manga (2 pequenas) 3,28g

Maçã-gala (1 média) 2,20g

Laranja-pêra (1 pequena) 2,20g

Então, fique de olho no rótulo dos alimentos, e encha o carrinho de vegetais, grãos e outros produtos ricos em fibras !!!!


Bjks,
Daniela Abrahão


email (dúvidas e sugestões): daniela_abrahao@yahoo.com.br

8 comentários:

Josy disse...

Oi Daniela,

Parabéns pelo blog, tava faltando um blog sobre nutrição na blogsfera light :-)

Pergunta básica: Como fazer para controlar a vontade de comer doce? Tem dias em que me alimento direitinho, como a cada três horas, etc.. Mas aí bate aquela contade de comer chocolate.. doce.. aí já era. Isso piora muuuuito na época de TPM.. Quais alimentos amenizam essa "necessidade" de doce?

Bjus
Josy

Elaine Regiani disse...

Olá Daniela,
Quero parabenizá-la pela iniciativa do blog, no sentido de ajudar as blogueiras lights, creio que será de grande utilidade e poderemos utilizar suas dicas e matérias para o nosso emagrecimento.
Vou divulgá-lo no meu blog mais tarde, ok??? e depois, com mais calma, te mando um e-mail com algumas dúvidas que tenho.
Beijos fique com Deus e muito sucesso!!!

Anônimo disse...

Amiga, ainda bem que vc existe!
Estou com um projeto que vou precisar da sua ajuda e participação!
Bjos

Anônimo disse...

Oi Daniela, que bom vc aki viu, vou virar frequentadora assídua da sua home, pois me interesso muito pelo assunto, bjus

Anônimo disse...

Ah só mais uma coisa, eu deixo todos os dias meu cardápio no meu blog, adoraria q vc comentasse sobre, as vezes acho q eu me alimento bem, outras nao, um bjo!

Clinnes Nutrição e Estética disse...

Olá Josy,

Obrigada por comentar no Blog Saúde e Qualidade de Vida! Depois me manda seu email para que eu possa te responder por ele. Aí vai a resposta da sua dúvida.

Para controlar a vontade de comer doces coma sempre de 3 em 3 horas, e prefira os carboidratos complexos (cereais como aveia e granola, banana, barrinha de cereais, maçã, pães integrais) pois estes regulam o nível de açúcar no sangue.

Se a vontade de doce não passar algumas sugestões:

- barrinha de cereais light de chocolate
- gelatina diet
- frutas (pode fazer uma banana assada com mel)
- pessego em calda light
- picolé de frutas (limão, uva, abacaxi, etc)

Lembre - se: não é de vez em quando que comer um doce irá te engordar. O problema é comer doces todos os dias. Essas sugestões, mesmo sendo lights, não devem ser consumidas sempre, só quando você sentir realmente muita vontade.

Qualquer outra dúvida só entrar em contato.

Beijos,
Daniela Abrahão

Anônimo disse...

Oi Dani, primeira vez aqui no seu blog.Eu precio começar uma dieta, não! Precio me alimentar da maneira correta, e abolir os doces(que eu am) da minha vida....de alguma forma, como for eu tenho que mudar. Dai a procura encontrei seu blog e resolvi deixar comentarioi. Vou te linkar tá. Bjinhos, Sy

Anita disse...

Olá,
Parabéns! Gostei muito do teu blog. Estou começando o meu hoje e em breve estarei postando minha rotina alimentar, atividades físicas e etc. Seria bom ter você participando lá.
Espero tua visita.
Beijos!!