terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cereais Integrais e seus benefícios II



Olá,

Continuando a falar dos cereais, vamos ver hoje qual a diferença entre cereal integral e refinado.

O processo de refinamento do cereal consiste em triturá-lo e retirar o farelo e o gérmen, para obtenção de uma farinha mais fina e de cor mais branca. O grande problema do refinamento é que a maioria das vitaminas, minerais e antioxidantes contidos nessas camadas são perdidas.

Hoje em dia, a maioria dos produtos elaborados à base de farinha são feitos com farinhas refinadas: pães, biscoitos e docinhos.

Graças à forte evidência científica sobre o papel benéfico dos cereais integrais na prevenção de doenças crônicas, os produtores de alimentos já estão introduzindo nos mercados produtos elaborados à base de cereal integral.

Devido aos cereais integrais serem uma das principais fontes de niacina e outras vitaminas do complexo B, quando as farinhas refinadas ganharam popularidade, houve uma grande epidemia de pelagra e beribéri nos Estados Unidos, fazendo que autoridades sanitárias de vários países exigissem a adição de vitaminas do complexo B na farinha refinada.

Essa prática continua sendo comum embora a adição de vitaminas à farinha refinada não seja equivalente à quantidade nutricional que tem a farinha integral.

Portanto, quando forem escolher pães, biscoitos, arroz, massas, cereais matinais e farinhas procure sempre escolher as opções INTEGRAIS!

*Fonte: Cereais integrais e seus benefícios para a saúde - Nestlé Cereais Integrais

Até o próximo!
Bjks,
Daniela Abrahão


Dúvidas e sugestões: daniela_abrahao@yahoo.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ, NORMAMENTE EU COMO BARRINHAS DE CEREAIS E TB COMECEI A COMER O CEREAL TAEQ. EU COMO SOMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ COM UM POUCO DE LEITE DURANTE OS SETE DIAS DA SEMANA, FAÇO TB MINGAU DE AVEIA. COM TD ISSO, A FORMA QUE EU ESTOU INGERINDO OS MESMOS ESTÃO CORRETAS????

Clinnes Nutrição e Estética disse...

O ideal é fazer uma ingestão de no mínimo 20g de fibras por dia. 1 colher de sopa de taeq tem aproximadamente 3g de fibras e 1 colher de sopa de aveia aproximadamente 4g. Além desses é importante que você busque fibras também nas frutas, verduras, principalmente as cruas, pães integrais, arroz integral, etc.

Anônimo disse...

Oi, então eu como maçã todos os dias e outras frutas e verduras variadas, bebo bastante água, como aveia,to activia diariamente e mesmo assim fico de 3 á 4 dias sem ir ao banheiro, meu intestino é super preguiçoso que preciso recorrer ao lacto purga, tem alguma dica do que falta pra mudar isso?

Clinnes Nutrição e Estética disse...

Olá Tatiane,

Tente comer mamão, laranja e ameixa preta. Uma opção melhor que o lactopurga são os suplementos de fibras, como o fibermais ou fibra well. Mas o ideal seria vc consultar um nutricionista para ver as quantidades adequadas para você.
Vou te passar uma receita de um coquetel laxante, tente tomar todos os dias pela manhã.

Coquetel laxante

Ingredientes:

4 ameixas sem caroço
1 fatia de mamão
100 ml de iogurte natural desnatado

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Abs,
Daniela