quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Festas de Final de Ano

Novamente o Natal chegou.... E como no ano passado, vou dar umas dicas (pra quem já esqueceu!) de como passar um natal gostoso mas sem prejudiar a dieta.


O almoço e a ceia de Natal são refeições fartas, com os pratos principais, as entradas, as bebidas e os doces que caracterizam esta festa.


Parece que tudo é permitido: comer sobras do dia anterior, experimentar aquele doce que você deixou de lado, e por aí vai. Tanto desvario pode resultar em ganho de peso facilmente.


O problema não são as refeições principais, o que faz mal é tudo o que comemos antes, durante e depois das refeições.


Ø Petiscos: muito cuidado com eles! Principalmente as castanhas e nozes, que são muito calóricas. As frutas secas também pesam no cardápio, pois elas contém alta quantidade de açúcar.


Ø Bebidas alcoólicas também continuam na lista de vilões contra a dieta, inclusive no final de ano. Mas como evitar? Não evite, apenas escolha entre champagne ou vinho, e não exagere. No post de dezembro de 2007 tem todas as calorias das bebidas!


Ø Para começar a ceia que tal um prato de saladas ou legumes, que é rica em fibras e aumenta a saciedade. O almoço e a ceia de Natal devem ser com muitos vegetais e carnes brancas como peito de peru e chester.


Ø As sobremesas são normalmente à base de fritos, caldas de açúcar ou frutos secos, sendo por isso altamente calóricas. Não as coma todas de uma vez porque, além de estar a sobrecarregar o organismo com energia que não conseguirá queimar, poderá estragar o prazer da refeição com uma digestão difícil.


Uma forma de tornar estas refeições mais saudáveis é substituir os doces por frutas, que também adoça a boca. Se você é daqueles que não consegue mesmo resistir a um docinho devemos sempre seguir o famoso ditado: “Tudo que é demais é exagero”. Não faz mal comer um doce ou outro, mas com moderação!


Ø No dia seguinte, aproveite parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada. Vai seguramente sentir-se melhor e tirar de cima o peso da culpa de ter comido tanto.


Bjkas e Boas Festas,
Daniela Abrahão

Nenhum comentário: