Novamente o Natal chegou.... E como no ano passado, vou dar umas dicas (pra quem já esqueceu!) de como passar um natal gostoso mas sem prejudiar a dieta.O almoço e a ceia de Natal são refeições fartas, com os pratos principais, as entradas, as bebidas e os doces que caracterizam esta festa.
Parece que tudo é permitido: comer sobras do dia anterior, experimentar aquele doce que você deixou de lado, e por aí vai. Tanto desvario pode resultar em ganho de peso facilmente.
O problema não são as refeições principais, o que faz mal é tudo o que comemos antes, durante e depois das refeições.
Ø Petiscos: muito cuidado com eles! Principalmente as castanhas e nozes, que são muito calóricas. As frutas secas também pesam no cardápio, pois elas contém alta quantidade de açúcar.
Ø Bebidas alcoólicas também continuam na lista de vilões contra a dieta, inclusive no final de ano. Mas como evitar? Não evite, apenas escolha entre champagne ou vinho, e não exagere. No post de dezembro de 2007 tem todas as calorias das bebidas!
Ø Para começar a ceia que tal um prato de saladas ou legumes, que é rica em fibras e aumenta a saciedade. O almoço e a ceia de Natal devem ser com muitos vegetais e carnes brancas como peito de peru e chester.
Ø As sobremesas são normalmente à base de fritos, caldas de açúcar ou frutos secos, sendo por isso altamente calóricas. Não as coma todas de uma vez porque, além de estar a sobrecarregar o organismo com energia que não conseguirá queimar, poderá estragar o prazer da refeição com uma digestão difícil.
Uma forma de tornar estas refeições mais saudáveis é substituir os doces por frutas, que também adoça a boca. Se você é daqueles que não consegue mesmo resistir a um docinho devemos sempre seguir o famoso ditado: “Tudo que é demais é exagero”. Não faz mal comer um doce ou outro, mas com moderação!
Ø No dia seguinte, aproveite parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada. Vai seguramente sentir-se melhor e tirar de cima o peso da culpa de ter comido tanto.
Bjkas e Boas Festas,
Daniela Abrahão




Puro, com creme, com leite, em preparações como bolos, pudins, sorvetes, balas... Desde o século XVIII o café começou a fazer parte da vida de milhões de pessoas.

Além disso, a linhaça, assim como a soja, é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles.
